O relatório sobre a queda do avião da VoePass, divulgado através do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), na sexta-feira passada (6/9), revelou as transcrições dos áudios de comunicação entre os pilotos do ATR-72 e a torre de comando extraídas da caixa-preta.
O acidente ocorreu no último dia 9 de agosto, em Vinhedo, no interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo, sendo 4 tripulantes e 58 passageiros, morreram.
As transcrições mostram que, até os momentos que antecederam a queda, as comunicações com a torre de controle foram normais e sem indícios de emergência.
Últimos contatos de avião da VoePass antes da queda
Veja a sequência de comunicações entre o Passaredo 2283 (ATR-72, da VoePass) e a torre de controle (APP-SP), que esclarecem a dinâmica dos momentos finais do voo:
- 13h06min00s: Logo depois de contato do VoePass, o controle responde e pede que o avião mantenha sua altitude atual (17 mil pés).
- 13h06min05s: O VoePass confirma que compreendeu a instrução.
(…) - 13h18min21s: O piloto informa que chegou ao ponto ideal para começar a descer.
- 13h18min25s: O controle instrui o avião a continuar na mesma altitude. O piloto confirma.
- 13h19min19s: Depois de chamada do VoePass, o controle responde e pede que o avião continue na mesma altitude devido ao tráfego de outra aeronave.
- 13h19min23s: O VoePass confirma que manterá a altitude e informa que fica pronto para descer, aguardando autorização.
- 13h19min30s: O controle reconhece a situação e pede que o piloto aguarde a autorização para a descida.
- 13h19min31s: O piloto confirma que compreendeu e agradece.
- 13h20min33s: O controle autoriza o VoePass a seguir direto para a posição “Sanpa” (um ponto específico no ar), ainda mantendo a altitude, e informa que a descida será autorizada em 2 minutos.
- 13h20min39s: O VoePass confirma a mensagem (essa foi a última comunicação do voo).
- 13h21min36s: O controle finalmente autoriza a descida do avião para uma altitude mais baixa (9 mil pés), com rumo para “Sanpa”.
Das 13h22min02s até às 13h22min49s, a torre de controle fez cinco chamadas para o VoePass, mas não recebeu resposta. O avião já havia caído.
Nenhum pedido de emergência foi registrado
Conforme as transcrições, não houve declaração de emergência durante as comunicações.
O contato com a tripulação foi perdido depois de as instruções para descida, sem respostas subsequentes às tentativas de chamada através da torre de controle.
As causas do acidente seguem sob investigação.
Com informações Metropoles