Conforme o estudo divulgado através da Climate Central, planejamento não governamental norte-americana (ONG), o litoral de São Paulo tem o risco de ser engolido através do mar. A ação seria em decorrência da atuação da erosão costeira.
No Litoral paulista, diversas cidades têm feito ações para tentar frear o avanço marítimo. Entre elas, estão a implementação de barreiras submersas e de muros, além do uso de sacos de areia.
O Mapa de Risco à Erosão Costeira do Estado de São Paulo, elaborado através do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), em 2017, fez uma catalogação das faixas de areias e locais que poderão ser invadidos através do fenômeno natural.
Com o avanço do mar, os cidadãos perde espaço na praia, sofrendo com impactos na vegetação e edificações. Atualmente, segundo especialistas, 40% da costa brasileira enfrenta o problema.
A erosão costeira também realiza-se definido a ações humanas, como retirada de areia rio acima, a construção de barragens, e outras questões naturais, como o aumento ou a diminuição de chuva, até as mudanças climáticas.
Veja a lista de praias
Ubatuba
Ubatumirim;
Barra Seca;
Itaguá;
Praia Grande;
Fortaleza
Maranduba
Caraguatatuba
Tabatinga;
Massaguaçu
Caraguatatuba
São Sebastião
Enseada;
São Francisco;
Pontal da Cruz
Baraqueçaba
Ilhabela
Perequê
Itaguaçu
Bertioga
Itaguaré
São Lourenço
Guarujá
Pernambuco
Astúrias
São Vicente
Gonzaguinha
Capitão
Itanhaém
Itanhaém
Peruíbe
Peruíbe
Guaraú
Iguape
Itacolomi
Jureia e Leste
Ilha Cumprida
Ilha Cumprida
Com informações do Diario do Litoral