[email protected]
Turismo atua junto a Fundação Florestal na capacitação de monitores ambientais autônomos
ECOTURISMO – A ação ocorre com foco no núcleo Curucutu e visa criar novas oportunidades de trabalho e impulsionar a geração de renda para a comunidade local
A Secretaria de Turismo de Itanhaém fornecerá suporte à Fundação Florestal na formação de monitores ambientais autônomos, com o propósito de capacitar profissionais para guiar visitantes em atrações naturais dentro da Unidade de Conservação do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM. A ação concentra-se no núcleo Curucutu, visando criar novas oportunidades de emprego e estimular a geração de renda para a comunidade local.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), anunciou no início de agosto, a abertura de três mil vagas, distribuídas nas 57 Unidades de Conservação do Estado de São Paulo, para um curso que abrange o processo de formação de Monitores Ambientais Autônomos.
Itanhaém dará apoio a essa iniciativa por meio da Secretaria de Turismo, oferecendo videoaulas sobre o ecoturismo na cidade, bem como orientação prática, acompanhando os alunos durante o processo de capacitação nos principais pontos e atrativos turísticos naturais do município.
O curso será dividido em três fases, sendo duas online e uma prática. “A formação de Monitores Ambientais conduzida pela Fundação Florestal, com o respaldo da Secretaria de Turismo, orientará a visitação no Núcleo Curucutu. Isso inclui a indicação de áreas visitáveis, como a Cachoeira Três Quedas, que atrai muita demanda, principalmente na alta temporada, além de destacar os atrativos naturais abertos para visitação em nosso município”, explicou o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella.
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR – O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) está localizado no Estado de São Paulo, abrange mais de 332 mil hectares, o equivalente a mais de 300 mil campos de futebol e engloba 25 municípios. É subdividido em dez núcleos: Caminhos do Mar, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga-Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. O núcleo Curucutu abrange 37,5 mil hectares e está distribuído entre as cidades de São Paulo, Itanhaém, Juquitiba e Mongaguá.