A nova série sobre carreira e vida pessoal de Ayrton Senna, lançada na próxima sexta (29/11), na Netflix, lembra o público de feitos importantes do tricampeão da Fórmula 1. Um deles é a primeira vitória do lendário automobilista em casa – o Grande Prêmio do Brasil.
Senna estreou na fórmula 1 em 1984, justamente no GP do Brasil, mas a vitória dentro de casa demorou a ocorrer. Longe das expectativas, ele sequer finalizou a corrida. O paulista parecia ter azar em Interlagos, pois detalhes o tiravam da corrida ou o impediam da vitória. Ainda assim, o acaso exclusivamente preparava algo especial para o esportista.
A primeira vitória de Senna em um GP Brasil foi fruto de um roteiro emocionante e quase inacreditável, conduzido praticamente exclusivamente com a determinação e o talento do piloto. Em 1991, já na McLaren, o carro de Senna sofreu uma sucessão de problemas mecânicos. O câmbio perdeu uma a uma de suas marchas, até que o piloto só tivesse a sexta para terminar as últimas sete voltas.
Como se não bastasse agarrar no braço e no freio a potência do motor Honda para cruzar a linha de chegada, Senna ainda teve que defender sua primeira colocação – que manteve de ponta a ponta – de Nigel Mansell e Riccardo Patrese, que queriam o 1º lugar intensamente.
Na ocasião, o Rei de Mônaco enfim conquistou a tão sonhada vitória em casa. Ele levou ao pódio a bandeira do país que sempre fez questão de enaltecer.
Com informações Metropoles