Mais uma data comemorativa está chegando e o comércio se mostra otimista. Depois do mês das férias, o Dia dos Pais é uma das datas que alavancam o comércio na área neste 2º semestre. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas Santos Praia (CDL Santos Praia), o movimento nos centros comerciais deve ser igual o do Dia das Mães e registrar um aumento de 5% nas vendas em relação ao ano passado.
De acordo com o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, as pessoas sempre deixam pra última hora porque fica mais perto das datas de pagamentos de salários. “Aquela tradicional correria já é bem conhecida. Entre os presentes mais escolhidos estão: roupas, calçados, perfumes, acessórios e produtos eletrônicos”, pontua.
E esse crescimento de fato, é uma tendência. Conforme um levantamento feito em todas as capitais do Brasil através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e através do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em cooperação com a Offerwise Pesquisas, através do menos 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano, ou seja, por volta de 110 milhões de pessoas.
Estas vendas precisam movimentar em todo Brasil mais de R$ 25 bilhões no comércio. Tanto é que (32%) pretendem gastar mais que em 2023, (35%) o mesmo valor e (19%) querem gastar menos. Mas, poupar será um desafio, isso porque sete em cada dez consumidores (70%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano. O valor médio dos presentes deve ser de R$ 230.
Para tentar economizar, a maioria dos consumidores (78%) pretendem pesquisar preços antes de fazer as compras do Dia dos Pais. A maioria utilizará sites ou aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shopping (35%).
Lojas físicas
A maioria dos entrevistados (69%) pretende fazer suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings (28%), lojas de departamento (15%) e shopping populares (14%). Isso termina tendo um reflexo por motivo da nova taxação das compras internacionais, válida desde 01 de agosto.
Aproxamadamente 40% pretende comprar através da internet, por aplicativos (71%), sites (59%) e Instagram (17%). Entre quem pretende comprar on-line, (57%) utilizarão os sites varejistas internacionais, (38%) de varejistas do país e (35%) vai investir na compra e venda de produtos novos ou usados.
Pagamento
Para impedir endividamento, a maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista: no PIX (38%) e no cartão de débito (21%). Por outro lado, (34%) têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (31%). Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% pretendem pagar em 3 vezes e 22% em 4 vezes.
Endividamento
Mesmo quem está com problemas nas finanças pessoais não pretende deixar a data passar em branco, por isso (24%) dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os que estavam alí de Dia dos Pais e (10%) pretendem deixar de pagar alguma conta para fazer a compra.
Deste universo (35%) dos que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que (65%) destes também estão com o nome negativado.
Fonte: Diariodolitoral