Confeccionar e doar animais e jogos educativos feitos com materiais recicláveis. Essa foi a ideia que a professora aposentada Valéria Drominisk Felix Ramos, de 62 anos, teve para doar aos alunos da Educação Infantil nas escolas da rede municipal em Itanhaém.
Valéria explica que a iniciativa para fazer os jogos da memória e com letras e os animais surgiu existe aproxamadamente oito anos, em 2016, quando se aposentou.
Ela se aposentou depois de trabalhar por 30 anos como professora e atuar mais cinco anos na Educação Especial com alunos com deficiência no projeto social “Lugar ao Sol”, da prefeitura.
O objetivo principal, segundo ela, é fazer algo para amparar a desenvolver a criatividade com as crianças do ensino infantil.
“Em 2016, comecei a pesquisar na internet e também busquei informações com a professora Ana Maria
Ferreira, já aposentada. No começo fazia vários animais com garrafa pet. Uma professora da educação infantil pediu para fazer animais em extinção, com jornal, fita crepe e cola”, evidencia.
A professora também iniciou a montar fantoches com caixas de leite, de remédio e de sapato, feitos de vários tamanhos e personagens infantis.
“Para mim é uma terapia porque sempre gostei de trabalhar com as crianças, além de ocupar a cabeça e poder utilizar os materiais recicláveis”.
Ela faz ainda jogos da memória e com as letras do alfabeto e os numerais para as crianças.
Para montar os jogos, Valéria usa as tampinhas de vasilhames de óleos que ganha do seu sobrinho que age em um posto de gasolina. Ela imprime os desenhos tirados do computador em círculo, corta e cola nas tampinhas.
“Como professora sempre trabalhei com as crianças por meio do lúdico e do brincar. A ideia é tirar o papel com os alunos, pois a criança precisa ter a parte prática para estimular a criatividade”. E também trabalhou nas escolas com massinha para moldar os animais e as letras do alfabeto.
Ao todo, a professora já fez a doação de jogos para 12 escolas municipais que atuam com educação infantil na Cidade. Valéria lembra que pede à diretora da unidade para não divulgar quem fez e doou.
Os jogos da memória, ela doa 30 sacos com 14 tampinhas em cada um. “O jogo da memória é bastante estimulante e, em especial, trabalha com o raciocínio lógica da criança”.
Bichos
Valéria faz ainda animais conforme as encomendas pedidas por professores que estão trabalhando sobre um determinado tema.
Este mês, uma professora de uma escola de Praia Grande, que fica realizando um projeto com animais do fundo do mar, pediu para fazer baleias, peixes e outros.
Além de personagens do folclore, como o Saci Pererê e o lobisomen para trabalhar com as crianças. Ela vai trabalhar o tema e depois as crianças vão pintar. O dia do Folclore é festejado no próximo 22 de agosto.
Planos
Sobre os planos, Valéria afirma que pretende continuar com os trabalhos e doar às escolas da rede municipal de Itanhaém.
“Meu objetivo é atender e distribuir os jogos da memória a todas as unidades municipais que atuam com educação infantil”, frisa.
Nesta semana, ela vai entregar os jogos para as escolas EM Maria das Graças Alves Santos, no bairro Jardim Magalhães e para a EM Maria do Carmo Abreu Sodré, no bairro Nossa Senhora do Sion.
Com informações do Diario do Litoral