Tente não se impactar ao saber quais foram os segredos revelados por uma série de profissionais da área
É fato falar que, dentre as profissões mais almejadas pelos estudantes que estão se preparando para entrar em uma universidade, estão os dois pilares da área da saúde: a enfermagem e a medicina.
Contudo, o que muita gente nem imagina, são os segredos que os enfermeiros escondem de você, que envolvem os médicos e precisam ser expostos. Vamos descobrir juntos quais são?
Bom, para melhor entender, uma seleção com 10 enfermeiros e técnicos de enfermagem do Brasil contaram a verdade nua e crua da profissão, ao portal Seleções. Dessa forma, agora, alguns segredos serão expostos:
Vamos ao primeiro: “Ao ver um paciente sofrendo demais, não temos autonomia para medicá-lo por nossa conta ou alterar a prescrição. Mas, com jeitinho, já implorei a um médico que prescrevesse outra medicação. Muitas vezes sou eu mesma quem sugiro o medicamento”, relatou um enfermeiro.
O segundo segredo tem a ver com a relação do paciente com o médico: “Jamais vou lhe dizer que o seu médico é incompetente, mas se eu o aconselhar a procurar uma segunda opinião, saiba que o que estou tentando lhe dizer, na verdade, é que não confio tanto assim nele”, disse.
De acordo com enfermeiros, os pacientes que tratam todos os profissionais por igual, tem uma chance maior de ser bem cuidado.
“Aquele paciente que, em geral, trata bem todos os funcionários, desde nós, enfermeiras, até a equipe de apoio, tem mais chance de ser bem-cuidado. Os mais rudes acabam esperando mais tempo para terem suas necessidades atendidas”, expôs mais um.
Segundo outro segredo que foi revelado, todo paciente maior de 60 anos ou menor de 12 ou que tenha deficiência física ou mental atendido na rede do SUS tem direito, por lei, a um acompanhante. Mas essa informação nem sempre é divulgada.
Seguindo com o que foi relatado, é muito difícil para enfermeiros dar uma notícia de morte: “A situação mais difícil que já passei foi ter de dizer a uma mãe que nós não conseguimos salvar sua única filha, ainda jovem. As mães sabem o que vamos dizer pela nossa expressão, mas nós não queremos falar e elas não querem ouvir. O ‘sinto muito’ parece não ter significado. Mas nós, enfermeiros, realmente sentimos muito”, contou.
E por fim, mas não menos importante, foi revelado qual a diferença entre um enfermeiro e um técnico de enfermagem.
“A diferença entre o enfermeiro e o técnico de enfermagem é que o primeiro fica com o serviço burocrático, como escrever relatórios sobre os procedimentos que foram realizados durante o plantão. Mas o técnico de enfermagem é quem fica em contato direto com o paciente. Esta é a realidade da maioria dos hospitais no Brasil”, falou um profissional.
Quantos enfermeiros em média existe no Brasil?
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui cerca de 6,6 milhões de profissionais de saúde. Desses, 2.710.143 são da área de enfermagem, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, segundo dados do Cofen, em julho de 2022
Os segredos que os enfermeiros escondem de você, envolvem os médicos e precisam ser expostos .