Conforme previsto pelos modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH), o mar está agitado e a maré acima do normal desde segunda-feira (12) e se mantém até sexta-feira (16). Nesse período, os sensores da Praticagem de São Paulo registraram ondas entre 1,5 m e 2,8 m na Baía de Santos e picos de nível do mar de 1,7 m na Baía de Santos e 1,8 m no interior do estuário e a Defesa Civil alerta para ressacas na região.
A previsão de mar agitado e maré acima do normal, com altura das ondas podendo superar 3 m e nível do mar com picos de 1,6 m na Baía de Santos e 1,7 m no interior do estuário, o que representa um aumento de 60 cm em relação à tábua de marés.
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Alerta devido à previsão de altura significativa da onda acima de 3,0m na região da Baía de Santos até pelo menos sexta-feira.
Se as previsões oceanográficas se confirmarem, há possibilidade de impactos nas estruturas urbanas costeiras devido à intensidade e direção preferencial das ondas e de alagamentos pontuais nos períodos de maré elevada.
Cabe ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPHUnisanta e da Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.
Defesa Civil
O Santa Portal entrou em contato com as Defasas Civis de todas as nove cidades da Baixada Santista e traz os alertas emitidos para cada cidade da região. Em Guarujá uma estrada foi parcialmente interditada durante a noite e em Mongaguá, foram registradas rajadas de vento de 50,8 km/h.
Santos
O índice pluviométrico das últimas 72 horas é 8,4 mm. O acumulado do mês, 12,0 mm. Morros em estado de observação e sem o registro de ocorrências.
São Vicente
Até o fechamento desta reportagem, a Prefeitura de São Vicente não respondeu aos questionamentos.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que na noite de segunda-feira (12), houve obstrução parcial na estrada de Santa Cruz dos Navegantes, liberada ainda na noite de ontem pela Defesa Civil. O Município se encontra em estado de atenção.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que a Defesa Civil não recebeu nenhum chamado nesta madrugada e ressalta que trabalhos preventivos de conscientização são feitos regularmente em morros e áreas de risco da Cidade.
Cubatão
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), não houve ocorrências em Cubatão. Na tarde dessa segunda-feira (12), a Comdec emitiu alerta, via SMS, sobre incidência de chuvas na cidade, sem orientação a bairros específicos
Bertioga
A Defesa Civil de Bertioga informou que não recebeu nenhum chamado nas últimas 24 horas. Ainda neste período, o registro de chuvas é de 8mm e o acumulado de 72 horas está em 8mm.
A Defesa Civil atende pelo número 199, telefone para chamadas de urgência de emergência.
Mongaguá
De acordo com a Defesa Civil de Mongaguá, nesta madrugada (13), houve picos de rajadas de ventos de 50,8 km/h. A Defesa Civil está emitindo alertas de ressacas, baixas temperaturas e chuvas, a fim de dar ciência da situação atual à população. Até o momento, não houve nenhuma ocorrência registrada.
Peruíbe
Até o fechamento desta reportagem, a Prefeitura de Peruíbe não respondeu aos questionamentos.
Itanhaém
A Defesa Civil de Itanhaém não registrou ocorrências relacionadas às chuvas e fortes ventos.