A gigante Nintendo, queridinha dos jogos, estará na edição do Best International Games Festival de 2023. A empresa terá estande próprio e oferecerá ao público horas de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, um dos lançamentos de maior peso do ano.
O anúncio foi feito na última quarta-feira (7/6). O BIG Festival, um dos principais eventos de games do Brasil, acontecerá entre os dias 28 de junho a 2 de julho, em São Paulo. Direcionado ao mundo dos negócios o festival tem como principal função introduzir estúdios independentes as grandes publishers (publicadoras).
A edição de 2023 conta com mais de 170 atividades diferentes na programação, entre mostras, premiações, stands e negociações com os estúdios de jogos, além de palestras com convidados conhecidos da indústria. Este ano o destaque é para o diretor da Square Enix, Takashi Tokita, que trabalhou em títulos como: Final Fantasy IV, Chrono Trigger e Parasite Eve.
Além da Nintendo, diversos estúdios de games estarão presentes no encontro, entre eles a Warner Bros Games – que deve promover o game Hogwarts Legacy, um dos lançamentos mais esperados desse ano – Xbox, Atari, Devolver Digital e Focus Entertainment. “O interesse é crescente. O Brasil é a bola da vez, agora. Estamos em uma situação super interessante e super importante, uma conjunção em que o Brasil tem condições efetivas de se tornar um dos grandes produtores de jogos do mundo”, conta o CEO do festival, Gustavo Steinberg.
Steinberg que também é criador do BIG Festival acrescenta sobre o desenvolvimento de games: “O evento foi pensado para os desenvolvedores do Brasil. Isso não significa que ele é feito só para os desenvolvedores do Brasil. Ele é um evento internacional, que vem conquistando reputação internacional, mas, justamente, para a gente conseguir criar cada vez mais espaço para os desenvolvedores brasileiros no exterior”.
Desde 2012, o evento trouxe melhorias durante esses anos, prometendo inovações. Este ano não será diferente, o BIG promove jogos independentes e possui um papel de grande relevância para América Latina. A edição de 2023 foi a que mais contabilizou inscrições de jogos da história do evento, sendo 626 games de 55 países diferentes. A expectativa é reunir mais de 50 mil pessoas.
Premiação de jogos
Mais de 600 títulos se inscreveram para concorrer ao “Big Awards”, evento que reconhece e premia os jogos. Desse número, 110 foram classificados e devem concorrer aos troféus. Com 17 categorias, 26 títulos brasileiros competem pelo prêmio em 12 categorias diferentes. No quesito de melhor jogo a divisão é feita em cinco vertentes e pode premiar diferentes títulos: Melhor Jogo, Melhor Jogo: Brasil, Melhor Jogo: América Latina, Melhor Jogo Inédito e Melhor Jogo: Voto Popular.
Mostra não-competitiva
O “Panorama Brasil”, mostra não-competitiva do evento, tem o intuito de mostrar o trabalho dos produtores de games para o público geral, de uma maneira que não haja competição com outros jogos. Este ano, 40 jogos brasileiros já foram selecionados para ocupar espaço no evento, que é um recorde na quantidade de jogos disponíveis em todas as edições. Na edição de 2023, foi divulgado que 9 dos games expostos foram desenvolvidos por estudantes, número maior do que em 2022, que contava com 3 títulos a menos.
A visibilidade da mostra de jogos no Panorama Brasil, é uma grande oportunidade de apresentação de projetos. No ano de 2021, No Place for Bravery, um dos jogos expostos no Panorama Brasil, teve um feedback extra e ganhou algumas melhorias pós-evento, sendo indicado ao BIG Awards no ano seguinte, e levando a categoria Melhor Jogo: Brasil.
Pitch@BIG 2023
Cinco estúdios de diferentes lugares do mundo vão propor para uma bancada selecionada, a ideia de um jogo, com o tempo de 5 minutos os participantes desenvolverão a temática para vender a ideia.
Steinberg pontuou a importância da atração: “O Pitch@BIG dará aos estúdios a oportunidade de impressionar alguns dos mais conceituados profissionais da indústria de jogos e de possivelmente fechar um acordo em questão de minutos”
O CEO ainda faz um convite para quem quer participar da edição do BIG deste ano, “Venha ver para saber, o tamanho é 10 vezes maior. Nós teremos presenças muito fortes, como Twitch, além de várias publishers já anunciadas, e várias outras, com lançamentos de jogos grandes, que serão anunciados. O BIG Festival é realmente uma plataforma. Se você quer saber realmente o que vai rolar no mundo dos games, o BIG é o lugar” finalizou Steinberg.
Serviço
Big Festival em São Paulo, de 28 a 2 de julho de 2022, na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Ingressos custam entre R$ 40 e R$ 430, disponíveis no site (https://bigfestival.com.br/ingressos-big/).