Quem pensou que ela iria embora, se enganou. A névoa voltou ainda forte na manhã deste sábado (3) e fez desaparecer algumas cidades do litoral de São Paulo, como Santos, Guarujá e São Vicente.
O fenômeno, que fica se tornando cada dia mais comum neste inverno, interrompeu a travessia de balsas entre Santos e Guarujá. Veja o vídeo abaixo.
Definitivamente, essa não é a primeira vez que isso realiza-se na Baixada Santista neste ano, no mês de abril e julho, os municípios ficaram quase que plenamente ‘engolidas’ através da neblina.
View this post on Instagram
A post shared by Diário do Litoral (@diariodolitoral)
O que causa a névoa?
A névoa – ou nevoeiro – é a formação de nuvens em proximidade com o solo por intermédio da condensação da água presente na atmosfera em forma de umidade. Por definição, só pode ser considerada neblina quando a visibilidade horizontal é prejudicada em uma distância de até 1000 metros.
A condensação (ou liquefação) é a transformação da matéria do estado gasoso para o estado líquido.
Por isso, podemos concluir que a névoa se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d’água.
Para isso ocorrer, claro, é fundamental que o ambiente esteja muito úmido, ou seja, com uma grande quantidade de gotículas de água suspensas no ar.
Previsão do tempo
O primeiro final de semana será de sol forte, calor, sol e praia em todo o litoral paulista. As informações são de um apanhado feito no The Weather Channel, Climatempo e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Sábado, dia 03
O sábado será de sol com poucas nuvens, sem oportunidade para chuvas. As máximas chegam aos 27º C e a mínima fica na casa dos 18º C.
Domingo, dia 04
O domingo será de bastante calor, céu azul e quase nenhuma nuvem no céu. Não existe risco de chuva. As máximas chegam aos 28º C, mas a sensação térmica, por volta das 14h, deve ser maior, podendo alcançar os 32º C. A mínima continua nos 18º C.
Com informações do Diario do Litoral