A Ecovias, responsável através do Sistema Anchieta-Imigrantes, estima a passagem de 235 mil a 362 mil veículos na direção à Baixada Santista no feriado da Proclamação da República, entre os dias 14 e 18 de novembro.
A concessionária planejou operações especiais que serão implantadas conforme o volume de tráfego, mas, vale lembrar, que a previsão do tempo indica chuva durante todo o feriado prolongado.
O fluxo na direção ao litoral de São Paulo deve se intensificar a começar da tarde desta quinta-feira (14), com a ativação da Operação Descida 7×3, que ficará em vigor das 11h às 2h da madrugada de sexta-feira (15) e será retomada das 5h às 14h.
Nesta configuração, as pistas sul e norte da Via Anchieta e a pista sul da Pista dos Imigrantes permanecerão liberadas para descida. A subida será feita exclusivamente através da pista norte da Imigrantes.
Para o retorno à capital, a concessionária estima maior fluxo de veículos no domingo (17) e implementará duas operações: a 4×6 e a Subida (2×8). A configuração 4×6 será adotada das 8h às 15h, com quatro faixas para a descida e seis para a subida.
Neste plano, ambas as pistas da Via Anchieta serão direcionadas ao litoral, enquanto as duas da Pista dos Imigrantes permanecerão destinadas ao sentido São Paulo.
A contar das 15h, entra em vigor a Operação Subida (2×8), ampliando para oito faixas no sentido São Paulo e duas no na direção do litoral, até a 1h de segunda-feira (18). Nesta configuração, as pistas norte e sul da Imigrantes e a pista norte da Anchieta serão destinadas à subida, com a descida realizada somente através da pista sul da Anchieta.
Inversão nas pistas
Interessante relembrar que a inversão de direção nas pistas do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) ocorre exclusivamente no segmento de Serra — entre o km 40 e o km 55 da Via Anchieta e do km 40 ao km 57 da Pista dos Imigrantes.
As operações especiais poderão ser ajustadas conforme o volume de tráfego, assegurando fluidez e segurança para os motoristas.
A concessionária disponibiliza informações ao vivo sobre a implantação das operações e as condições das pistas em seus canais de comunicação oficiais.
Com informações do Diario do Litoral