[email protected]
Itanhaém recebe Festival de Teatro a partir desta quinta (27) até domingo (30)
CULTURA – As apresentações iniciam nesta quinta (27), às 20h30, na Praça 22 de Abril na Boca da Barra. Já a partir da sexta (28), as programações acontecem no Espaço de Artes Cia Burucutu, na Avenida Almeida Junior, 218, no Belas Artes
A cidade de Itanhaém recebe a partir desta quinta-feira (27), até domingo (30), o Festival de Teatro de Inverno do Litoral. Realizado pela Cia Burucutu, em parceria com a Prefeitura, o festival, totalmente gratuito, objetiva proporcionar uma alternativa na programação cultural da cidade, proporcionando ao público o acesso a uma ampla diversidade de linguagens teatrais, além de estimular a criatividade e revelar novos talentos.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
As apresentações iniciam nesta quinta (27), a partir das 20h30, na Praça 22 de Abril na Boca da Barra, com o espetáculo Dom Caixote e o Bode, que conta histórias de Dom Quixote, figura clássica da literatura universal, imortalizado por Miguel de Cervantes. Já a partir da sexta-feira (28), as programações acontecem no Espaço de Artes Cia Burucutu, localizado na Avenida Almeida Junior, 218, no Belas Artes.
Ainda durante o festival, haverá duas oficinas, uma para o público infantil de 07 a 14 anos e uma sobre Teatro Popular para todos interessados a partir de 14 anos.
Os organizadores acreditam que esses encontros são muito ricos para o estímulo criativo dos artistas e não só isso, contribuem para a formação de um público interessado em adquirir conhecimentos, além de proporcionar à cidade de Itanhaém mais um evento em sua agenda cultural, e ainda fomentar a economia local.
O Festival busca formar um público interessado no conhecimento a partir da cultura, potencializar o poder de transformação e educação que a arte proporciona e promover um intercâmbio entre as regiões culturais, enriquecendo o artista, o público e a cidade. Visa também estimular a criatividade, revelar novos talentos e proporcionar ao público o acesso a uma ampla diversidade de linguagens teatrais.
Confira a programação completa:
DIA 27 – Quinta – Feira
Espetáculo Dom Caixote e o Bode
Local: PRAÇA 22 DE ABRIL – Boca da Barra
Horário – 20h30 – Todos os públicos
DIA 28 – SEXTA
20h e 21h – Angústia – baseado no conto de Anton Tchekhov
Espetáculo encenado pelos alunos da 1ª e 2ª turma do curso de teatro da Cia BURUCUTU
Local – ESPAÇO DE ARTES CIA BURUCUTU
Av. Almeida Junior, 218 – Belas Artes
– Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência no local
DIA 29 – SÁBADO
09h30 – Oficina de iniciação teatral para Crianças – com Bárbara Polzer
Inscrições via instagran da Cia BURUCUTU (@ciaburucutu) – 20 vagas de 7 a 14 anos
18hs –Cinderela e o Pé Inchado – Cia BURUCUTU
Espetáculo para crianças e adultos (estacionamento)
19h30 e 20h30 – Os Coveiros de Hamlet – de Willian Shakespeare
Espetáculo encenado pelos alunos da 3ª turma do curso de teatro da Cia BURUCUTU
– Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência no local
Angústia – baseado no conto de Anton Tchekhov
Espetáculo encenado pelos da 1ª e 2ª turma do curso de teatro da Cia BURUCUTU
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência no local
Local: Local: ESPAÇO DE ARTES CIA BURUCUTU
Av. Almeida Junior, 218 – Belas Artes
DIA 30 – DOMINGO
09h30 – Oficina de Teatro Popular – com Fabíola Moraes
Inscrições via Instagran da Cia BURUCUTU (@ciaburucutu) – 20 vagas de 14 anos em diante
19h30 – Menina Rabeca – Cia BURUCUTU
Espetáculo para todos os públicos (estacionamento)
Local – ESPAÇO DE ARTES CIA BURUCUTU
Av. Almeida Junior, 218 – Belas Artes
“Dom Caixote e o Bode”
A Cia BURUCUTU conta as aventuras de Dom Quixote, figura clássica da literatura universal, imortalizada por Miguel de Cervantes. No entanto, essa jornada promete várias situações engraçadas e muita música, que começa após a aparição de um certo “Bode”.
A montagem se ambienta num cenário nacional. Os personagens se embrenham no sertão nordestino, numa viagem pela cultura, pelo folclore e principalmente pelas manifestações musicais e literárias características dessa região.
Seu nome era Dom Quixote.
Nas bela terra espanhola
Mas em visita ao nordeste
Aprendeu a tocar viola
E barganho escudo e lança
Numa caixa de graviola
Surge então Dom Caixote
Cavaleiro do nordeste
O protetor das donzela
E dos pobre cabra da peste
Montado vagando em bode
Pela caatinga do nordeste
O nosso “Dom Quixote” encontrará várias aventuras durante essa viagem, ainda embutido da essência do personagem original, Dom Caixote participará de situações criativas e inesperadas como enfrentar uma entidade folclórica do sertão, conhecer Padim Cícero, perambular por festas religiosas e tradicionais. E o que aconteceria se Dom Caixote encontrasse o mais famoso cavaleiro andante daquelas bandas: Virgulino Lampião?
Música
A trilha sonora do espetáculo é executada ao vivo pelos atores, que se revezam ao tocar instrumentos como: rabeca, sanfona, violão, viola, triangulo, zabumba, pandeiro entre outros.
Poesia – Cordel
A literatura de cordel, esse tesouro que enobrece a alma do nosso país, abrangendo um elenco de manifestações que fazem parte do nosso cotidiano, deixa a sua marca em “Dom Caixote e o Bode”. Esse tipo de linguagem poética composta por versos com sete sílabas poéticas (redondilha maior) permeará toda a encenação. Escritos especialmente para o espetáculo, esses versos ajudam a contar a história, assim como caracterizam esse tipo poesia popular muito comum no nordeste do Brasil.
Bonecos
Inspirados nos Mamelungos, bonecos usados em festas tradicionais do nordeste do país, foram construídos quatro “bonecos de vara”, que manipulados pelos atores durante suas performances, enriquecem o espetáculo em seu visual, proporcionando mais entretenimento e diversão ao público infantil. Além dos bonecos de vara, a peça também conta com um simpático fantoche que representará o afamado Bode.
Ficha Técnica
Texto e concepção: Carla Tito
Direção: Carla Tito
Elenco: Cristiano Russo, Daniel Trevo e Fabíola Moraes
Luisa Pitta (stand-in)
Cenografia: Cristiano Russo
Bonecos de vara: Carla Tito e Cristiano Russo
Fantoche (Confecção): Márcio Pontes
Figurinos: Carla Tito e Clarinda Tito
Direção musical: Cristiano Russo
Produção: Cia BURUCUTU
Faixa etária: LIVRE
Duração: 50 minutos