[email protected]
Itanhaém realiza testagem gratuita para população em situação de rua
SAÚDE E CIDADANIA – Foram realizadas testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatite B e C
A Prefeitura de Itanhaém, por meio da parceria do Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), realizou na manhã desta sexta-feira (17) uma ação de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite B e C para a população em situação de rua. A ação aconteceu no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na Rua Vítor Meireles, 51, no bairro Belas Artes.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A iniciativa visa facilitar o acesso a testes de diagnóstico e acompanhamento médico para essa população, que muitas vezes não buscam acesso à saúde.
Foram realizados 25 testes rápidos no local, e a Prefeitura pretende manter um cronograma anual para essas testagens. As datas ainda não foram definidas.
“A população atendida pelo Centro POP é uma população carente de recursos, com diversas vulnerabilidades, e que necessita de um olhar mais sensível de nós profissionais para suas questões de saúde. Com isso, enfatizamos a importância dessa ação de testagem, para que possamos levar a prevenção àqueles que por muitas vezes tem mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde”, explicou a supervisora técnica do CINI Marinna Ciconetti.
A coordenadora do Centro Pop, Maria Janete de Andrade, mais conhecida como Mari comentou sobre a importância de conscientizar as pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop, que positivaram nos testes: “É de suma importância esses testes para a população em situação de rua, pois a partir do momento que sabemos os diagnósticos, nós conseguimos trabalhar em conjunto com a saúde, para conscientizar as pessoas infectadas”.
CENTRO POP– Inaugurado em 2020, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro Pop, é referência para a proteção e auxilio à população em situação de rua no Município realizando cerca de 70 atendimentos por mês entre casos novos e acompanhados.
O trabalho do Centro está intrinsicamente ligado à Saúde do Município e o intuito do local é reestabelecer a consciência sobre o morar nas ruas, buscando a recordação afetiva por meio das conversas individuais ou/e em grupo, incentivando o indivíduo a voltar para sua família e casa.