Faltam somente oito dias para as eleições do município, no próximo domingo, 6 de outubro, e a chefe do cartório eleitoral da 189ª zona eleitoral, Maria José Ferreira de Oliveira, esclarece algumas questionamentos e alterações ocorridas nos locais de votação, nos municípios de Itanhaém e Mongaguá.
Itanhaém tem um total de 82.758 eleitores aptos a votar. E em Mongaguá são 50.543 eleitores. O município conta com um total de 29 locais de votação e tem 243 seções. Já em Mongaguá são 17 locais de votação e tem 146 seções.
Em Itanhaém haverá dois novos locais de votação, neste ano. Uma delas é a EM Maria Patrocina Condota, com a seção 351, localizada no bairro Guapurá. Outro local fica na EM Pedrina Pompeu Bastos, com a seção 380, no bairro Jardim Coronel.
Em Mongaguá também haverá alterações nos locais de votação. Um dos novos é a EMEF Vereador Gilvaldo Alves Gomes “Cabeça”, no bairro Jardim Columbia, que terá as seções 382 e 386.
A EMEF Vereador José Carlos Freitas, no bairro Agenor de Campos, não é mais local de votação. Todas as seções desta escola foram transferidas para a EMEF Vereador Givaldo Alves Gomes, no Jardim Columbia.
E a EMEF Regina Maria, no bairro Balneário Regina Maria, também não é mais local de votação. Todas as seções foram transferidas para a EMEIEF Professora Claudia Maria Andrella, no Balneário Regina Maria.
Segundo Maria José, essas alterações foram necessárias por serem locais que oferecem melhor espaço e acessibilidade aos eleitores.
Justificativa
A chefe do cartório explica que caso o eleitor esteja fora do seu município, ele necessitará justificar a ausência do voto.
O eleitor pode entrar o E-título para justificar o voto. Poderá também entrar o sistema Justifica. Ou ainda ele pode ir até um local de votação, de forma presencial, e preencher a justificativa, mas deve apresentar o número do título eleitoral e um documento de identidade com foto em uma das seções.
O eleitor tem ainda um período de até 60 dias para justificar a sua ausência no cartório eleitoral.
Para votar, o eleitor necessitará trazer o documento de identidade original com foto ou um documento digital com foto ou, ainda, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Caso o eleitor já tenha feito a biometria, ele conseguirá votar com um documento de identidade com foto. Poderá também votar com o E-título e um documento de identidade com foto.
É válido lembrar que o eleitor não conseguirá entrar na cabine de votação com o celular ligado e terá que desligar o aparelho para assegurar o voto secreto.
Prova de vida
Nas últimas semanas, foram enviadas mensagens, via WhatsApp, afirmando que pessoas acima de 70 anos ficariam isentas de fazer a prova de vida caso fossem votar no próximo dia 6. Com início dos 70 anos, o voto deixa de ser obrigatório no País, conforme a Justiça Eleitoral.
A chefe do cartório esclarece que as pessoas com idade acima de 70 anos que votarem não ficarão isentas de fazer a prova de vida anual, exigida através do governo para receber o pagamento.
“Existe uma previsão da Justiça Eleitoral de, futuramente, poder utilizar o voto como prova de vida, mas ainda não é válida nesta eleição”, frisa.
Eleitores podem tirar as questionamentos nos sites do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A previsão é que os resultados das eleições do município devam sair até o final do dia 6 de outubro.
O cartório eleitoral da 189ª zona eleitoral funciona para o atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, no horário das 11 às 17 horas. Até a eleição, excepcionalmente, o cartório vai atender aos sábados e domingos, das 12 às 17 horas. E se localiza na rua Professora Dinora Cruz, 71, no centro de Itanhaém.
Com informações do Diario do Litoral