Close Menu
Diário ItanhaémDiário Itanhaém
  • Home
  • Itanhaém
  • Geral
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Receitas
  • Contatos
Fique por dentro!

Inscrições para cursos gratuitos do Caminho da Capacitação continuam abertas na Baixada Santista

4 de junho de 2026

Dê uma olhada como foi o primeiro dia da Liga das Nações de Vôlei Feminino. Veja vídeo

4 de junho de 2026

Silent Hill Townfall tem data de lançamento confirmada no State of Play

3 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Mega-Sena 3.015: sortudo leva sozinho prêmio de R$ 30 milhões
  • Ladrão furta caixa de correspondência e acaba apreendido depois de vendê-la por R$ 15 em Itanhaém
  • Governo de SP concede 420 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na Baixada Santista
  • Ancelotti diz que Wesley passará por exame e aposta em recuperação
  • Juiz aposentado e irmão estão entre feridos em desabamento de ponte no AC
  • Terceiro dia da VNL em Brasília tem zebra búlgara e domínio italiano. Veja vídeo
  • Vendas do Switch 2 caem 87% no Japão depois de aumento de preço
  • Vítimas de ataques de tubarão em Pernambuco têm alta da UTI
Facebook Instagram
Diário ItanhaémDiário Itanhaém
Topo Correio
  • Home
  • Itanhaém
  • Geral
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Receitas
  • Contatos
Diário ItanhaémDiário Itanhaém
Itanhaém

Fiscalização encontra infiltrações e remédios vencidos em almoxarifados de prefeituras

13 de maio de 2026
fiscalizacao-encontra-infiltracoes-e-medicamentos-vencidos-em-almoxarifados-de-prefeituras
Fiscalização encontra infiltrações e medicamentos vencidos em almoxarifados de prefeituras

Uma operação surpresa realizada através do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) achou irregularidades em almoxarifados e unidades de saúde da Baixada Santista durante a 2ª Fiscalização Ordenada de 2026, realizada na próxima quinta (7).

De acordo com o TCE-SP, o levantamento reconheceu desperdício de mais de R$ 4,3 milhões em remédios descartados no estado, principalmente por vencimento dos produtos antes da distribuição. Na Baixada Santista, as irregularidades foram registradas em todas os municípios da área, com exceção de Bertioga e Peruíbe.

A ação mobilizou mais de 380 auditores em 300 municípios paulistas e revelou problemas como infiltrações, presença de mofo, remédios vencidos, armazenamento inadequado e falhas no controle de estoque.

Cubatão

Em Cubatão, os auditores encontraram divergências entre o estoque físico e o sistema de controle no almoxarifado da USF Nova República. Também foram reconhecidos insumos e remédios armazenados em embalagens terciárias, além de infiltrações no local.

Em informe, a Secretaria de Saúde de Cubatão informou que as medidas corretivas já foram iniciadas, com parte das inconsistências sanadas de imediato. “O compromisso da Administração Municipal é com a eficiência total na aplicação dos recursos da saúde”, diz o posicionamento.

Itanhaém

Já em Itanhaém, o almoxarifado central apresentava janelas sem proteção contra luz solar, presença de mofo e falta de vedação adequada, permitindo a entrada de insetos. Os fiscais também encontraram remédios armazenados em embalagens inadequadas.

Na USF Suarão, os auditores reconheceram remédios expostos ao sol e divergência no estoque de amoxicilina com clavulanato de potássio: o sistema registrava unicamente quatro unidades, enquanto a contagem física apontou 129 caixas. A unidade também não possuía farmacêutico responsável, contando unicamente com três estagiários.

A Secretaria de Saúde da cidade informou que as medidas corretivas já foram iniciadas, com parte das inconsistências sanadas de imediato.

Guarujá

Em Guarujá, o almoxarifado central tinha extintor de incêndio com validade vencida e funcionava sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O TCE-SP também achou infiltrações, degradação no forro, indicativos de umidade nas paredes e remédios vencidos, incluindo insulina.

A Prefeitura Municipal de Guarujá esclarece que a unidade passou recentemente por reforma, incluindo melhorias no parque tecnológico destinado à conservação de remédios termolábeis. Quanto as infiltrações apontadas, a gestão relata que são situações pontuais e já estão no cronograma para receberem manutenção a contar da semana que vem.

Praia Grande

Em Praia Grande, os fiscais encontraram remédios armazenados na porta da geladeira, além de infiltrações, mofo e remédios expostos à luz solar.

Mongaguá

Em Mongaguá, a fiscalização achou na remédios colados na parede, próximos a outros objetos e tomadas, presença de mofo e falta de termo-higrômetro na USF Agenor de Campos.

Em informe, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já fica adotando as providências necessárias referentes aos apontamentos realizados durante a fiscalização.

“Em relação às questões estruturais identificadas, foi solicitada a remoção do material junto à equipe de limpeza da unidade, sendo a situação prontamente sanada. A unidade seguirá sendo monitorada. Sobre o apontamento referente à ausência de farmacêutico na unidade, a Secretaria esclarece que o Município passou por um processo de descentralização da farmácia municipal, visando ampliar o acesso da população aos medicamentos e reduzir filas e deslocamentos”.

Santos

Já em Santos, a Policlínica Areia Branca foi destacada por manter remédios em geladeira sem controle de temperatura. A unidade também não possuía farmacêutico responsável nem termo-higrômetro, equipamento usado para monitorar temperatura e umidade do ambiente.

O relatório do TCE-SP ainda apontou problemas estruturais em unidades de saúde de todo o estado. Mais de 55% dos edifícios fiscalizados operavam sem AVCB, enquanto 73% das farmácias visitadas apresentavam falta de remédios essenciais, como psicofármacos e remédios para diabetes.

De acordo com o órgão, as falhas de controle de estoque e armazenamento comprometem o abastecimento das unidades e podem afetar diretamente o atendimento à população.

A Prefeitura Municipal informou que  que foi notificada nesta quinta-feira (7) e já iniciou as adequações solicitadas através do órgão na unidade.

São Vicente

Em São Vicente, insumos da saúde foram identificados com itens encostados na parede, próximos à janela no almoxarifado. Os fiscais também encontraram mofo na unidade.

O post Fiscalização encontra infiltrações e remédios vencidos em almoxarifados de prefeituras apareceu primeiro em Santa Portal.

Com informações de Santaportal

Você pode se interessar...

Ladrão furta caixa de correspondência e acaba apreendido depois de vendê-la por R$ 15 em Itanhaém

7 de junho de 2026

Governo de SP concede 420 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na Baixada Santista

7 de junho de 2026

Corpus Christi terá chuva no começo e tempo firme no restante do feriadão na Baixada Santista

4 de junho de 2026
Anuncie conosco!
Não perca...
Notícias

Vítimas de ataques de tubarão em Pernambuco têm alta da UTI

5 de junho de 2026

Ambas vítimas de ataques de tubarão nesta semana no litoral de Pernambuco receberam alta da…

Mulheres têm dupla maternidade reconhecida depois de inseminação caseira

4 de junho de 2026

Corpus Christi terá chuva no começo e tempo firme no restante do feriadão na Baixada Santista

4 de junho de 2026

Inscrições para cursos gratuitos do Caminho da Capacitação continuam abertas na Baixada Santista

4 de junho de 2026
Demo

Somos um Jornal que cobre as notícias e eventos mais relevantes do município de Itanhaém e toda a região!

Facebook Instagram
Brasil

Mega-Sena 3.015: sortudo leva sozinho prêmio de R$ 30 milhões

7 de junho de 2026

Juiz aposentado e irmão estão entre feridos em desabamento de ponte no AC

6 de junho de 2026
Itanhaém

Ladrão furta caixa de correspondência e acaba apreendido depois de vendê-la por R$ 15 em Itanhaém

7 de junho de 2026

Governo de SP concede 420 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na Baixada Santista

7 de junho de 2026
© 2026 - Grupo T25.
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contatos

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.