“Patrimônio em tela”. Esse é o tema da exibição que pode ser vista no Gabinete de Leitura “José Rosendo”, no centro histórico de Itanhaém. A exibição é composta por dez quadros de artistas da Cidade que retratam vários patrimônios de Itanhaém. A mostra pode ser visitada até o dia 30 de setembro.
As telas mostram os principais monumentos históricos da Cidade, como o Convento Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Sant´Anna, a Igreja Nossa Senhora do Sion e o casario da praça Carlos Botelho.
Entre os autores dos quadros, em vários estilos,estão os artistas plásticos Rosana, Jorge Siolvieri, Ronaldo Lopes, Daniel Penna, Orlando Bifulco, Américo Neto, Lucas Guerra e JasarOrsetti Nobre, todos de Itanhaém.
A exibição fica sendo coordenada através do Instituto Preservar, que foi responsável através da Semana do Patrimônio que ocorreu no momento de 16 a 24 deste mês.
O curador da exibição é o artista plástico Ronaldo Lopes, de Itanhaém.
Para o artista Ronaldo Lopes,a necessidade da exibição é preservar o patrimônio histórico da Cidade.
“Os três monumentos históricos – o Convento, a Igreja Matriz e a Casa de Câmara e Cadeia são muito importantes para a Cidade e o nosso País. Isso inspira os artistas a fazerem belas obras de artes por causa da arquitetura colonial”, destaca.
Ele lembra ainda sobre a necessidade de despertar nas pessoas que moram em itanhaém a conscientização para o cuidado dos monumentos históricos.
O artista afirma que a mostra busca valorizar os trabalhos dos artistas plásticos da Cidade para expor suas obras.“A pintura é uma assinatura e nenhum artista faz uma obra igual ao do outro”.
Lopes cita ainda cidades que têm patrimônios históricos preservados, como em Paraty, no estado do Rio de Janeiro e em Veneza, na Itália. “Itanhaém não fica atrás desses locais com o seu patrimônio histórico”.
Itanhaém tem também alguns artistas plásticos de renome, como Benedito Calixto, Emídio de Souza e Bernardino.
Obras
Ronaldo Lopes é autor de várias obras de pintura e monumentos na Cidade, como as esculturas em fibra de vidro dos pescadores Manoel Poitena, Paulo Pica Pau na orla da praia.E ainda a do Totó Mendes, no Pátio Totó Mendes e a de Harry Forssell na CMTECE.
Nayara Martins/DL
Ele também é o responsável através do Presépio de Areia, que vai completar 19 anos este ano com a obra.
Atualmente, ele fica restaurando a imagem da Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Sonho. Além de ser o autor dos hastags em Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e em Ana Dias.
O Gabinete de leitura “José Rosendo” fica aberto de terça a sábado, no horário das 9 às 17 horas. E fica na Praça Carlos Botelho, no centro histórico de Itanhaém.
Com informações do Diario do Litoral