Chuvas tão fortes ou ainda piores do que as da sexta-feira passada (20) ainda podem voltar a cair em todo o litoral de São Paulo graças ao fenômeno meteorológico chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que fica ativo em boa parte do Brasil e pode causar chuvas com potencial de causar estragos.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é a formação de nuvens calibrosas desde o norte da Argentina até o norte do Brasil. O fenômeno é responsável por criar grandes regiões de instabilidade em vários estados brasileiros, fazendo com que chova muito em um curto espaço de tempo, o que causa enchentes, alagamentos, deslizamentos etc.
Para o litoral de São Paulo o alerta de perigo para as chuvas mais intensas e perigosas iniciou às 20h desse domingo (22) e continua até às 20h dessa terça, véspera de Natal (24).
Dentro desses horários podem ocorrer momentos de chuva muita intensa, seguidas de ventos e raios, com grande potencial para gerar alagamentos e enchentes. A estimativa é a de que chova entre 80mm e 140mm na área.
Ou seja, até às 8 noturna dessa terça toda a cautela será necessária.
Neste momento as máximas não passam dos 26º C e a mínima deve estacionar na casa dos 24º C.
As informações são do Climatempo, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), The Weather Channel e AccuWeather.
Com informações do Diario do Litoral