Uma onda de calor vai invadir o inverno em boa parte do Brasil, assim como no litoral de SP, e deve ser curta, durando exclusivamente dois dias. O fenômeno chegou a ser erroneamente confundido com outro muito comum na Área: o veranico.
A confusão entre os eventos climáticos é relativamente comum, entretanto, apesar deles serem ‘parecidos’, eles não são nem de longe a mesma coisa.
Veja a seguir o que diferencia um do outro e quando eles ocorrem:
Onda de calor
A onda de calor é um momento prolongado de temperaturas altas em uma determinada área e época do ano. Ela dura de alguns dias a várias semanas, com temperaturas acima da média.
Veranico
Já o veranico é um momento de tempo seco e quente que ocorre durante o outono e o inverno em regiões tipicamente mais frias. As temperaturas chegam a níveis similares às do verão, mas durante o inverno.
Diferenças dentre eles
No veranico, as temperaturas se elevam durante a tarde, enquanto as madrugadas e manhãs são mais frias.
Já na onda de calor, os eventos ocorrem durante a primavera e o verão, e os impactos na elevação da temperatura são mais significativos.
Em termos de duração, ambos podem durar de dias a semanas.
Riscos
Durante esses eventos a umidade relativa do ar cai a níveis críticos. A massa de ar quente desfavorece a formação de chuva e potencializa o secamento do ar.
É recomendado que as pessoas se cuidem durante esses eventos, utilizando roupas leves, bebendo água, passando protetor solar e buscando ambientes frescos.
Além de tudo, também devemos impedir atividades físicas intensas durante os momentos mais quentes do dia.
Fonte: Diariodolitoral