A Polícia Civil realizou entre quinta (1º) e sexta-feira (2) a Operação Reclusão II, na qual foram cumpridos 54 mandados de busca e apreensão em todas as cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Durante essa megaoperação, um desmanche de carros, que funcionava irregularmente no Centro de Santos, foi estourado pelos policiais. O proprietário do estabelecimento comercial, de 58 anos, foi preso em flagrante.
O desmanche funcionava na Avenida Getúlio Dornelles Vargas, no bairro Valongo. “O desmanche funcionava em um galpão, um portão grande todo lacrado, fechado. Investigadores do 1º DP de Santos tiveram informações de que naquele local eram receptadas e movimentadas peças de veículos, que eram pedidas via internet. Eram comercializadas peças subtraídas. Fizemos uma diligência, na qual foi montada uma campana no local esperando o portão abrir. Um veículo saiu dali e os policiais conseguiram entrar, se deparando com várias marcas de veículos e peças de lataria”, disse o delegado seccional de Santos, Rubens Eduardo Barazal Teixeira, durante entrevista coletiva na tarde desta sexta no Palácio da Polícia.
No local, os policiais encontraram selos falsificados do Detran. “Várias peças estavam com esse selo, que não tem validade alguma. Desta forma, não restaram dúvidas sobre a atividade criminal. Por isso, o dono (do estabelecimento comercial) recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi conduzido ao 1º DP. Ele foi autuado por receptação, falsificação e outras imputações penais cabíveis no caso”, explicou Barazal.
O comerciante foi recolhido na manhã desta sexta-feira ao sistema penitenciário.
Já o galpão está lacrado até ser providenciada a remoção de todo o material.
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Outras ocorrências
Dentro da mesma operação, dois homens foram presos em flagrante acusados de crueldade contra animais. Já em Itanhaém, procurados da Justiça foram detidos por participarem de uma quadrilha que invadia casas de veraneio no município.
Outro foco da operação foi o tráfico de drogas. Foram apreendidos 28 kg de drogas entre maconha, cocaína e crack, e armas usadas pelos criminosos que atuavam em várias cidades ao mesmo tempo.
Além disso, a polícia trabalha para desarticular uma organização criminosa envolvida no roubo de cargas nas linhas férreas. Três homens foram presos em flagrante, em Cubatão, incluindo um funcionário da empresa de logística.
Foto: Divulgação/Polícia Civil