A varejista gigante foi ao fundo do poço e teve o fim decretado definitivamente
De tempos em tempos, a economia em todo o mundo atravessa algum momento delicado e isso, consequentemente, ocasiona diretamente no fechamento de empresas. No passado, por exemplo, uma gigante varejista teve suas atividades encerradas da pior forma possível.
A D.B. Brinquedos, rede varejista brasileira especializada na venda de brinquedos e artigos voltados a crianças, a pioneira no mercado nesse segmento. A empresa tinha 35 lojas e conseguia ter o domínio de 40% do mercado do Sul do Brasil, além de ser a líder até suas atividades serem encerradas em 1997.
Vale destacar que, uma das grandes características da varejista enorme do Brasil era contar com lojas enormes, muitas vezes parecidas com um verdadeiro mercado ou shopping apenas de brinquedos.
Contudo, apesar do sucesso, a companhia fechou suas portas no ano de 1997, tendo sua falência decretada no ano seguinte, por conta de dívidas que chegavam até R$36 milhões.[2]. Além da dívida, outro forte motivo para a D.B. Brinquedos decretar falência também foi um grande motivador.
A situação se deu em 1994, quando brinquedos importados vendidos por camelôs começaram a competir fortemente com a indústria varejista de brinquedos.
O que é a falência de uma empresa?
A falência empresarial representa o momento em que o negócio encerra suas atividades e há a venda dos seus bens para lidar com uma situação de insolvência. O cenário se concretiza quando os passivos da empresa são maiores que os ativos. Assim, o negócio não tem condições de arcar com os compromissos financeiros.
Dívida de R$36 milhões e falência decretada: O triste dia em que varejista gigante acabou fechando as portas .