Criado para prestar uma homenagem a Olney São Paulo, cineasta brasileiro que foi detido e torturado durante a ditadura militar, o dia 7 de agosto, que é aniversário do diretor de ‘Manhã Cinzenta’, foi concebido como o Dia Nacional do Documentário Brasileiro.
Pensando nesta data, o Diário do Litoral, já ciente da existência de várias listas que contam com os melhores longas e curtas brasileiros, que incluem obras de arte como Cabra Agendado para Morrer (1984), Ônibus 174 (2002), Ilha das Flores (1989) e Edifício Master (2002), decidiu falar um pouco das obras regionais.
Com isso, confira, a seguir, uma lista com alguns ótimos documentários rodados parcialmente ou integralmente aqui pelas Cidades da Baixada Santista.
Laje dos Sonhos
Dirigido por Raquel Pellegrini, Laje dos Sonhos conta com mais de uma hora de uma viagem ao Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. Por 75 minutos, o público conseguirá conferir imagens fantásticas que mostram toda a fauna marinha que habita o litoral de São Paulo e que, por muitas vezes, é desconhecida de aqueles que moram por aqui.
O documentário pode ser conferido no Cinemabs, portal que conta com várias produções da Baixada Santista.
Pelé Eterno
Tem quem vá dizer que a história do Rei do Futebol é mais nacional do que regional, mas é impossível ignorar que a Baixada Santista foi berço e pano de fundo de toda esta trajetória. Devido a isso, o documentário de Aníbal Massaini Neto é uma deliciosa viagem no espaço de décadas dos melhores momentos do esporte mais bonito do planeta nos pés do melhor jogador de todos os tempos e seus mais de mil gols.
Pelé Eterno pode ser assistido na Apple TV por R$ 11,90.
Carregadores do Monte
De 2012, este curta-metragem de Cássio Santos mostra o cotidiano e a vida de vários homens que passam todos os dias subindo e descendo os 402 degraus do Monte Serrat carregando várias cargas diferentes para moradores e comerciantes do local. De curta duração, o documentário rápido acompanha, apropriadamente, a rápida caminhada que os carregadores fazem todos os dias.
A obra poderá também ser assistida no Cinemabs.
Chorão: Marginal Alado
Se você pensou que a maior estrela do rock nacional ficaria de fora dessa lista, se enganou. Dirigido por Felipe Novaes e lançado em 2019, o documentário reúne várias entrevistas familiares, músicos, amigos e fãs do maior vocalista do rock’n’roll caiçara e passa por praticamente todas as fases do Charlie Brown Jr.
Marginal Alado pode ser conferido na Netflix, no Youtube, Apple TV e no Google Play.
Nossa Louca Resistência
Fechando essa lista, Nossa Louca Resistência é a obra mais jovem desta lista, mas que provavelmente também traz um dos episódios mais tristes do litoral de São Paulo. O documentário, dirigido por Carlos Ratton, mostra o passado e o presente do edifício da antiga Casa de Saúde Anchieta, que na década de 80 recebia seres humanos com problemas psicológicos, dependentes químicos, gays e até jovens de espírito rebelde que, vítimas do preconceito da sociedade, eram submetidos a tratamentos de choque e torturas no hospital psiquiátrico conhecido como Casa dos Horrores.
A obra pode ser conferida no canal de YouTube do Diário do Litoral.
Com informações do Diario do Litoral