O Convento Nossa Senhora da Conceição, um dos principais patrimônios históricos em Itanhaém, vai receber o “Programa de Iluminação Cultural” até o mês de dezembro de 2025. O primeiro encontro para falar sobre o programa com a comunidade ocorre quarta-feira agora (25), a começar das 19 horas, no Teatro Eva Vilma, no centro da cidade.
A diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, explica que o intuito da iniciativa é não só preservar o patrimônio material, mas também desenvolver a conscientização sobre o patrimônio imaterial.
“Queremos fomentar o senso de pertencimento e orgulho local por meio da disseminação de conhecimento sobre a cultura da região”, frisa.
O Programa de Iluminação Cultural tem o objetivo de contribuir com a conservação e preservação de edificações emblemáticas do País, valorizando seu legado histórico, apoiando o desenvolvimento socioeconômico e solidificando o turismo sustentável.
Renata esclarece que o processo iniciou em 2023, e que o Instituto faz uma pesquisa prévia em diversas edificações históricas. Vários critérios são analisados para essa escolha, como tombamento, vocação turística, relevância do local dentro da paisagem cultural da cidade, entre outros.
No mês de junho, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Itanhaém e a Mitra Diocesana de Santos.
“Iniciamos a ação de educação patrimonial de forma sequenciada em escolas públicas do município, envolvimento da comunidade, aprovação do projeto luminotécnico junto ao Iphan. Neste momento, estamos já formatando o evento de inauguração, o qual chamamos de intervenção cultural para a culminância e entrega da iluminação”, completa.
Escolas
Participam do programa, em Itanhaém, 13 escolas da rede municipal de ensino, com 298 estudantes e 13 professores.
As escolas que participam são: EM Profª Maria Patrocina Condota, EM Harry Forssell, EM Profª Maria Aparecida S. Amêndola, E.M. Profª Noêmia Salles Padovan, E.M. Profª Célia Marina Dal Pozzo, E.M. José Teixeira Rosas, E.M. Profª Silvia Regina Marasca, E.M. Profª Eugênia Pitta R. Veloso, E.M. Profª Dalva Dati Ruivo, E.M. Bernardino de Souza Pereira, E.M. Profª Maria da Conceição Luz, E.M. Profª Filomena Dias Apelian e E.M. Osmar Rodrigues.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Neoenergia e fica em sua sétima edição.
Em Itanhaém, é feito em cooperação com a Neoenergia Elektro, Prefeitura de Itanhaém, com o auxílio da Secretaria de Educação e da Mitra Diocesana de Santos. Tem a parceria técnica da Brasilis Produções Culturais e da Neoluz.
Eixos do projeto
As atividades desenvolvidas através do Programa de Iluminação Cultural estão divididas em três eixos. “No momento estamos atuando nos três eixos de forma simultânea”.
O primeiro é a Ação de educação patrimonial: orientados por professores e arte-educadores selecionados através do programa das localidades beneficiadas, estudantes das escolas públicas da área participam de oficinas e atividades lúdicas, que discutem a necessidade da valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro. São contratados arte-educadores da cidade.
O segundo é a Intervenção cultural: a inauguração do projeto luminotécnico é realizada durante um grande acontecimento grátis e dirigido à comunidade, em que artistas e manifestações culturais da área apresentam suas performances e profissionais locais são contratados para atuarem como parceiros nas ações operacionais e de produção.
E o terceiro é o Projeto luminotécnico: o equipamento cultural é contemplado por um processo de salvaguarda complicado, incluindo iniciativas de conservação e preservação, assim como o desenvolvimento de um projeto luminotécnico que destaque os elementos arquitetônicos das edificações contempladas através do programa. O resultado é a instalação de uma nova iluminação ecoeficiente que diminui o consumo de energia.
A expectativa, segundo Renata Chagas, é que a conclusão do projeto ocorra no mês de dezembro de 2025.
O Convento Nossa Senhora da Conceição é de responsabilidade da Mitra Diocesana de Santos. Atualmente, o monumento histórico fica fechado ao público para a realização de obras de conservação na parte interna da igreja.
Com informações do Diario do Litoral