Nesta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou que a dose de reforço bivalente contra a covid-19 já está liberada para aplicação em todas as pessoas maiores de 18 anos. Abaixo, o Santa Portal fez uma relação dos municípios da região em que a vacina já foi liberada.
Santos
A Prefeitura de Santos não se manifestou até o fechamento desta matéria.
São Vicente
Após a decisão do Ministério da Saúde em ampliar o público que pode receber a vacina bivalente contra a covid-19, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) passa a disponibilizar, a partir de quarta-feira (26), o imunizante para todos os munícipes com mais de 18 anos.
Vale lembrar que para ser contemplado com a bivalente é preciso também:
- Residir em São Vicente;
- Ter recebido ao menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Janssen ou Pfizer);
- Respeitar o intervalo de 4 meses (122 dias) desde a última dose.
É necessário estar munido de documento com foto, comprovante de residência e carteirinha de vacinação que confirme as doses anteriores (caso tenha).
Locais que a população pode encontrar o imunizante:
- Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégias de Saúde da Família (ESF), que funcionam das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira;
- Posto fixo de vacinação do Brisamar Shopping, que atende de segunda a sábado, das 10h às 19h.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá aguarda uma reunião a ser realizada nos próximos dias, com o Governo do Estado, a fim de definir detalhes a respeito da vacinação para esse novo público. Com a previsão de recebimento de novos lotes de vacina, o Município poderá montar um cronograma de imunização a partir de 18 anos.
Atualmente, com a bivalente, podem ser imunizadas contra a covid-19 gestantes e puérperas, pessoas com 50 anos ou mais, além do pessoal que trabalha nos hospitais, urgências e emergências da Cidade. É necessário estar com o esquema básico completo (1ª e 2ª doses) e, pelo menos, uma dose de reforço.
Praia Grande
A Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande está aguardando notificação e orientação do Estado.
Cubatão
O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão aguarda informe técnico da Secretaria de Saúde do Estado para efetivar a ampliação do público.
Bertioga
A Secretaria de Saúde Informa que até o momento, o Município não recebeu atualização da nota técnica autorizando o atendimento deste público, pessoas com mais de 18 anos. Desta forma, o atendimento segue para os grupos preconizados: pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos acima dos 12 anos, pessoas com deficiência permanente ribeirinhos, indígenas, quilombolas e pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s), grávidas, puérperes, trabalhadores da área da saúde e pessoas com comorbidades. A Prefeitura aguarda a nota técnica e a disponibilização de vacinas.
Peruíbe
A ampliação começou nesta terça-feira (25). A aplicação acontece em todos os postos fixos de vacinação (nas unidades Caraguava, Centro, Jd. Brasil, Oásis, Trevo e Santa Izabel) de segunda a sexta, das 9h às 14h, ou nos postos volantes (nas demais unidades de acordo com a programação local).
Mongaguá
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, Mongaguá está aguardando o envio de doses dos governos Estadual e Federal.
Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém não se manifestou até o fechamento desta matéria.