A prefeitura de Itanhaém abriu um processo administrativo para aplicar multa contra a Sabesp. O motivo seria os vazamentos de esgoto em bairros próximos às praias da cidade depois de denúncia de moradores.
Os vazamentos acontecem principalmente nos bairros Jequitibá, Satélite, Centro e Gaivota.
Na sexta-feira anterior (3), a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizou vistoria, avaliou os impactos ambientais causados e os serviços que precisam ser feitos.
A Prefeitura Municipal informou, em nota, que o valor da multa ainda não foi definido, mas que já estão sendo tomadas medidas para avaliar os impactos e as sanções que serão aplicadas.
A gestão afirmou já ter cobrado a Sabesp para fazer as obras de substituição da rede coletora de esgoto.
A Sabesp informou que os sistemas de água e esgoto do Litoral da grande São Paulo estão operando normalmente e que a situação em Itanhaém ocorreu devido a uma sobrecarga na rede.
Durante o verão, os sistemas de água e esgoto funcionam normalmente, contudo, com a entrada de materiais inadequados, pode ocorrer extravasamentos.
A companhia afirma que é responsabilidade municipal a implantação de galeria pluvial para correta captação das águas da chuva.
Com informações do Diario do Litoral