A Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bonfim” está fechada ao público temporariamente para reforma no prédio, localizado na rua Cunha Moreira, no centro de Itanhaém.
O diretor municipal de Cultura Tony Sheen explica que a reforma no prédio começou na primeira semana de abril. A previsão da prefeitura é de concluir a obra até o mês de agosto.
“O ponto principal da obra é a troca do telhado, já que o prédio sofre há muito tempo com grandes infiltrações e umidade. Isso começou a prejudicar a estrutura do espaço, como o ar condicionado e o atendimento ao público”, esclarece.
Segundo o diretor, a obra está sendo realizada por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil.
“Temos um grande desafio na Cultura para fazer a manutenção dos prédios. A reforma sofreu um atraso devido ao período da pandemia e das eleições”, explica.
Além da troca do telhado, será realizada a recuperação da alvenaria interna e externa, do setor elétrico, da pintura interna e externa, a troca das calhas e, ainda, a recuperação das grades e dos corrimões de entrada.
“As calhas também são insuficientes para a vazão das águas, além da queda do telhado do prédio do Fundo de Solidariedade, ao lado, ser para a Biblioteca, o que piora a infiltração”, completa.
Acesso
Os usuários que precisarem consultar os livros e fazer pesquisa podem acessar o link Biblioteca digital, no site da prefeitura.
Para acessar a plataforma as pessoas têm que enviar um e-mail para o cadastramento, informando o nome completo, a data de nascimento e o e-mail de contato.
Os usuários que precisarem fazer alguma devolução de livros ou tirar dúvidas serão atendidos no balcão lateral do prédio. Funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
O acervo físico de títulos da biblioteca possui 60 mil livros. Já na biblioteca virtual são 30 mil títulos.
Outra novidade que será entregue, segundo o diretor, é a sala da biblioteca virtual que deverá ofertar ao público o acesso aos e-books por meio de tablets.
No local também são promovidas diversas atividades como saraus, cineclube e lançamento de livros, que estão suspensas até o término da obra.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
“O prédio é um importante espaço de valor histórico e está no cinturão cultural do centro histórico da Cidade. O local também já foi a sede do Poder Executivo, no século XX”, ressalta.
E completa “além de levar o nome do poeta Paulo Bonfim, a biblioteca abriga documentos fundamentais referentes a Itanhaém. O fluxo é de mais de 900 leitores ao mês”.
Apesar de saber o transtorno de o espaço estar fechado nesse período, Tony fala sobre a importância das obras. “Há uma necessidade de se preservar e dar condições necessárias para salvar o acervo e, ainda, oferecer melhores condições ao público e aos funcionários”, frisa.
Cobrança
O vereador Rutinaldo Bastos (Podemos) já havia apresentado um requerimento, na sessão da Câmara de Itanhaém, do dia 6 de fevereiro, solicitando informações ao Executivo sobre a reforma e a recuperação da Biblioteca municipal.
Bastos lembra que o prédio onde está a Biblioteca “Poeta Paulo Bonfim” foi construído no início do século XX, onde já funcionou a prefeitura por muitos anos. Diz que o prédio foi construído em estilo eclético típico da época em que foi idealizado.
“O prédio é de relevante valor histórico-arquitetônico e se encontra em situação bastante precária, necessitando de urgente reparo e reforma estrutural, desde a reconstrução do telhado, assim como a pintura e reparos elétricos, hidráulicos, no piso, portas e outros serviços”, salienta.
Lembra ainda que a biblioteca instalou-se, de forma definitiva, em 1999, no local atual. E que foi fundada em 1964, na antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde ficou até 1991, mas que mudou-se para outros edifícios até se instalar, definitivamente, no antigo prédio da prefeitura, na rua Cunha Moreira, no centro de Itanhaém.