A ventania registrada na madrugada desta quinta-feira (13) causou estragos em várias cidades da Baixada Santista. Os ventos foram provocados pelos reflexos da passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul nesta semana.
Os fortes ventos já eram previstos pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e Marinha do Brasil. O fenômeno afetou a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e São Paulo, entre as cidades de Laguna até São Sebastião, com ventos de direção noroeste a sudoeste.
Queda de muros e árvores e paralisação da travessia de balsas entre Santos e Guarujá e Santos e Vicente de Carvalho foram algumas das ocorrências registradas.
Danos na fiação elétrica e queda de energia também foram reclamações dos moradores da região. Em nota, CPFL Piratininga informou que equipes foram imediatamente mobilizadas para atendimento dos clientes afetados e a maior parte deles já teve a energia restabelecida.
Os estragos causados foram gravados por internautas e postados em redes sociais. Confira abaixo:
Santos
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que houve queda de árvore nas ruas Júlio Conceição, na Encruzilhada, e que a via foi bloqueada pela CET; na Visconde de Cayru, no Campo Grande, com interdição parcial da via e na rua da Paz.
A administração esclareceu que Coordenadoria de Paisagismo (COPAISA) está providenciado o corte e a supressão dos vegetais.
A navegação no Porto de Santos foi paralisada às 9h.
Guarujá
A Defesa Civil de Guarujá informou que os ventos alcançaram sua máxima às 03h25, chegando a 83.8 km/h. Três quedas de árvores foram registradas no bairro Jardim Las Palmas e em Vicente de Carvalho.
No Perequê, a estrutura de algumas barracas montadas para a quermesse do bairro foram danificadas pelo vento.
No bairro Santa Rosa II, na travessa da Rua Gino Fabris com a Rua Três, uma árvore caiu sobre um carro. As raízes acabaram danificando o asfalto.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) informa que a Defesa Civil foi acionada para as seguintes ocorrências:
Queda de árvore sobre rede elétrica na Rua Marquês de São Vicente com Bento Viana e árvores obstruindo vias nas ruas Tupã e Antônio Pedro de Jesus; uma arvore obstruindo a calçada afetando a entrada e a saída de três casas na Avenida Celulla Mater, no Parque Continental; uma árvore de grande porte com possibilidade de queda na Rua Martins Fontes, na Esplanada dos Barreiros.
Segundo a administração, a Secretaria de Serviços Públicos também foi acionada e já está atuando para evitar possíveis acidentes e minimizar os impactos no trânsito.
Praia Grande
Em Praia Grande, o cenário foi de destruição em vários bairros. Houve queda de algumas árvores e, segundo a Prefeitura, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) já estão nas ruas para tomar as providências.
Internautas registraram a queda de um muro na Rua Josefina Bakhita, na Vila Sônia, que acabou danificando a fiação elétrica e espalhando entulho pela via.
A ventania acabou derrubando uma árvore no mesmo bairro, o que resultou na queda de energia. A CPFL informou que as equipes continuam trabalhando e o fornecimento deve ser completamente restabelecido até o final da tarde de hoje.
Cubatão
Em Cubatão, uma árvore caiu e interditou e a Rua Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Casqueiro.
Outra árvore caiu e danificou o muro de uma casa, na Rua Rio de Janeiro com a Avenida Nossa Senhora da Lapa, na Vila Nova. Não houve feridos.
Mongaguá
Em nota, Defesa Civil de Mongaguá informou que registrou 11 ocorrências, sendo elas: seis quedas de árvores e cinco quedas de fachadas de comércio.
A equipe está realizando rondas na cidade, buscando fazer a estimativa de tombamento de muros e portões de construções e danos na rede elétrica.
Bertioga
A Prefeitura de Bertioga informou, em nota, o trecho da Avenida Anchieta, na altura do número 1862, no Centro, está interditado devido à queda de fios. Segundo a admnistração, uma equipe da Distribuidora de Energia Elektro está no local para reestabelecer a rede de energia.
Também há interdição nas imediações da Escola Estadual William Aureli, no bairro Rio da Praia, e do Terminal Rodoviário Albatroz, por conta de riscos de telhas voarem.
Internautas registraram o momento em que a ventania derrubou um outdoor na cidade. A Prefeitura esclareceu que a placa caiu dentro de um terreno particular.
As Prefeituras de Itanhaém e Peruíbe não responderam até o fechamento desta matéria.