Serasa deu comunicado importante sobre cartões e todo mundo deve saber
Assim como ninguém gosta de ser cobrado, o Serasa, principal Órgão de Proteção ao Crédito, também não gosta de cobrar os cidadãos que estão com dívidas em aberto.
Para evitar que o pior aconteça, a instituição emitiu um comunicado recente e alertou sobre cartões de crédito.
A empresa fez um aviso importante a população sobre o uso do limite de crédito e destacou que não há problemas em utilizar o serviço, mas deve existir uma moderação para não comprometer demais a renda futura.
Através do seu site oficial, o Serasa aproveitou para informar sobre como funciona os limites de crédito do cartão: “O limite do cartão de crédito é como um empréstimo pré-aprovado e de curto prazo. Ao ser liberado para alguém, a instituição financeira está acreditando que receberá o pagamento até a data de vencimento da fatura do cartão”.
Sobre como é definida a margem de crédito para cada cliente o Órgão de Proteção ao Crédito explicou: “Antes de definir o limite de um cliente, as instituições fazem uma análise profunda de risco de crédito. Se o pagamento não for efetuado até a data de vencimento da fatura, juros e outras taxas são aplicados ao débito.”
O Serasa destacou que as instituições financeiras e outras, geralmente consultam o histórico de pagamento, renda e score antes de definir o valor de crédito do cartão.
“Também há os critérios internos de cada instituição financeira. Por isso, um Score alto não garante automaticamente a aprovação. Da mesma forma, um Score baixo não inviabiliza a obtenção de crédito”, alertou o Serasa em seu comunicado.
O QUE ACONTECE SE ESTOURAR O LIMITE DO CARTÃO?
Muita gente já deve ter se perguntado: “O que acontece se eu estourar o limite do cartão?”. Essa simples pergunta gera muitas dúvidas, mas vamos esclarecer nessa matéria.
O fato é que se um cartão de crédito tem seu limite estourado, o cliente não conseguirá mais utilizar o mesmo, até que regularize os valores.
De acordo com o Serasa, dependendo da instituição o cliente até consegue continuar usando o cartão com o limite estourado, mas isso vai acarretar uma série de juros e outras tarifas.
Atenção: Serasa emite comunicado IMPORTANTE sobre cartões de crédito e usuários precisam saber .