O comércio ambulante nas praias fica aguardando que haja um aumento nas vendas com a presença dos turistas nas praias de Itanhaém. O que se espera é que o maior movimento aconteça neste feriado de virada de ano até o dia 5 de janeiro de 2025.
Alguns ambulantes acreditam que vai depender bastante do tempo estar mais firme e com sol para o aumento na vinda de turistas para Itanhaém.
O ambulante Erisvaldo dos Santos Freire, que tem ponto na praia do Centro, conhecida como Praião existe 18 anos, espera a presença de mais turistas nas praias neste feriado de Réveillon. Ele vende artigos de praias, saídas, biquínis, cangas, prancha, baldinhos, chapéus e outros.
“Neste feriado de Natal o movimento foi fraco, pois teve muita sujeira na praia devido à ressaca. Também a chuva atrapalhou bastante nos últimos dias. E outro fator é o pessoal estar sem dinheiro”, afirma.
Segundo ele, em comparação ao mesmo momento do ano passado o movimento caiu aproxamadamente 50%. Mas ele acredita que neste próximo feriado o tempo vai estar melhor na área.
Já para Beatriz Reis Olival que tem uma barraca com a venda de açaí, o movimento tem sido bom. Entretanto, a expectativa é que aumente neste final de ano. Ela vende ainda cupuaçu, creme de tapioca, salada de frutas, tábua de frios, lanches naturais e bebidas. E já age existe 4 anos no Praião.
Segundo ela, no Natal o movimento de clientes foi maior em comparação ao do ano passado.
“Nossa expectativa é bem grande para este feriado de Ano Novo que é o mais esperado. É o período que tem o maior movimento de turistas. Estamos torcendo para que o tempo esteja firme até o dia 5 de janeiro”, completa.
O ambulante Mateus Jesus da Silva, que vende picolés, existe 4 anos, no Praião, também aguarda maior movimento de turistas na praia. Ele trabalha todos os dias, no horário das 8 às 18 horas.
“Se tiver muita chuva, a tendência é diminuir o número de turistas. No ano passado, no mesmo feriado de Natal, vieram mais pessoas. Ficamos na torcida para que o tempo melhore”, salienta.
Fiscalização
A Prefeitura Municipal de Itanhaém realizou uma força-tarefa para reforçar o enfrentamento ao comércio irregular durante a temporada de verão. O objetivo é coibir práticas ilegais e assegurar uma ocupação ordenada dos espaços públicos.
A fiscalização será reforçada em pontos estratégicos, como a faixa de areia das praias, praças e outros locais de grande circulação.
“Comerciantes irregulares não pagam impostos, o que reduz a arrecadação municipal destinada a investimentos em infraestrutura, serviços públicos e turismo. Além disso, essa prática configura concorrência desleal com os empresários que atuam de forma regular”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pierre Musacchio.
A força-tarefa realizará ações diárias com o suporte de fiscais de comércio, guardas municipais e policiais militares. A medida pretende preservar que o ordenamento público e a segurança sejam mantidos, promovendo um ambiente propício para moradores e turistas desfrutarem da cidade de forma coordenada e segura.
A iniciativa reúne as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trânsito e Segurança, Planejamento e Meio Ambiente, Turismo e Serviços e Urbanização, além de contar com o suporte da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.
Os cidadãos pode colaborar com a prefeitura e denunciar o comércio irregular pelos telefones: (13) 3421-1800 (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e 153 (Guarda Civil Municipal).
Com informações do Diario do Litoral