A floricultura nacional está bastante otimista com as vendas de flores e plantas ornamentais para o “Dia das Mães”. Os produtores, principalmente os associados às Cooperativas, já venderam antecipadamente entre 60% e 95%, dependendo da espécie, de toda a produção programada para a data. A expectativa é a de que as vendas sejam 8% melhores do que em 2023. O “Dia das Mães”, responde por 16% do comércio anual do segmento. É também uma grande vitrine para a Expoflora 2024, que acontece de 30 de agosto a 29 de setembro de 2024. Quando um/a filho/a presenteia a Mãe com flores, está explicitando o afeto e a gratidão naturais. É um ato milenar que expressa os mais puros e verdadeiros sentimentos do relacionamento.
A artista e decoradora floral Stans Scheltinga, responsável pela montagem dos carros alegóricos da Parada das Flores, da Expoflora (este ano, de 30 de agosto a 29 de setembro), a maior feira do segmento da América Latina, dá dicas de como presentear as mães nesta data tão especial. Buquês variados, com muita textura (tipos de flores/folhas diferentes) e cores que remetem ao carinho, amor, empoderamento, tais como marsala, vinho, roxo, rosa, amarelo e não só o vermelho de sempre; Orquídeas embaladas, pois possuem muita durabilidade além de manter sua beleza e também elegância na casa de todas as mães; Lírios são versáteis, pois além do perfume que exalam e a durabilidade, possuem inúmeras cores; Conjunto de plantas de vaso como violetas ou ainda de temperos (manjericão, tomilho, alecrim, lavanda, malva) que poderão ser plantados na horta e utilizados posteriormente; Buquê ou flor de girassol; Gérberas que remetem a inocência, delicadeza, simplicidade e pureza e; Cravos: Normalmente, sugerem admiração quando na cor vermelha. Na cor rosa, representam gratidão e por fim, cravos brancos simbolizam amor puro, talento, esperança e boa sorte. As flores têm poderes especiais e podem transformar vidas. Transmitem amor, respeito, pureza, força, prosperidade, sabedoria, clareza, harmonia e espalham energias positivas.
Stans, filha de holandeses, nascida em Holambra, começou a trabalhar com flores aos 11 anos, quando o pai abriu uma floricultura e colocou as quatro filhas para trabalharem juntas. Desde então transmite seu aprendizado e inspira muitas outras pessoas a encontrarem seus caminhos profissionais. E a inspiração passou de mãe para filha. A artista floral é mãe de Stéphanie, que, desde pequena, também convive com as flores. Mesmo tendo formação inicial na área da saúde, o contato com a natureza e com os Cursos ministrados pela mãe, a fizeram mudar de carreira. “’E em um dia de Curso, quando estava ministrando sobre arte floral, minha filha além de me ajudar com a distribuição dos materiais aos alunos, demonstrou interesse em realmente fazê-lo e não só ficar na parte de auxiliar, e assim seguimos até hoje”, destaca Stans.
Hoje mãe e filha criam as composições que encantam os olhos e emocionam nos carros alegóricos da Parada das Flores, da Expoflora. E se fosse para escolher um presente nesse dia das mães ela completa: “Gostaria de ganhar uma orquídea Vanda roxa. Adoro roxo.”
Lançamento para o Dia das Mães
A nova estrela das flores é a “Joybera”, uma nova variedade de Gérbera, com maior durabilidade, cores mais vistosas e que trazem mais de uma florada, contra seis variedades até então encontradas no mercado. As cores mais procuradas têm sido a vermelha, a rosa e a laranja. Este lançamento inclui, ainda, as cores amarela e branca. A novidade recebe uma atenção especial dos consumidores.
As mais procuradas
Tradicionalmente, conforme a Cooperativa Veiling, as flores mais procuradas nesta data são: as Rosas, as Orquídeas, as Hortênsias, os Girassóis, as Gérberas, os Lírios, Kalanchoe, Antúrio, Begônia, Tulipa, Suculentas, Rosas do Deserto, Orquídea Denphalem, entre outras plantas com flores clássicas ou coloridas.
A Cooperflora destaca que para o Dia das Mães, as mais requisitadas são as rosas, alstroemérias, lírios, gypsofilas, cravos, cravos spray e buquês. Para vasos, tulipas, orquídeas e azaleias.
Sugestões
Stans Scheltinga recomenda comprar flores em/ou com botões, para durarem mais, assim o ápice da flor irá ser atingido na sua casa; optar por flores que estejam na época de floração, assim elas terão preços melhores, além de também estarem mais bonitas e, sempre ter flores em casa quando possível, pois, além do perfume, elas possuem efeito terapêutico e promovem o bem-estar.
Surpreenda a mamãe!
Os filhos que queiram acrescentar algo especial as flores – fazendo uma grandiosa surpresa – podem optar também pela aquisição de ingressos antecipados para a Expoflora 2024 (que se inicia em 30 de agosto e termina em 29 de setembro), acessando o site https://expoflora.com.br/ingressos-2024/ ou para o encantador, florido e iluminado “Natal de Holambra by Expoflora 2024” (22 de novembro a 22 de dezembro), no site: https://nataldeholambra.com.br/ingressos/
Serviço
Holambra tem na floricultura a sua principal atividade econômica. O Setor responde por 55% da produção florícola brasileira e se consolida como a maior exportadora de flores da América Latina, sendo responsável por 80% da exportação brasileira. As flores começaram a ser produzidas em 1951. A criação da Expoflora, permitiu a movimentação econômica e cultural de toda a região, estimulando produções e comércio local, gerando empregos. Projetou Holambra como a Capital Nacional das Flores.
A 41ª Expoflora, o maior evento de flores da América Latina, ocorre de 30 de agosto a 29 de setembro de 2024, das 9h às 19h, em cinco fantásticos finais de semana (sexta, sábado e domingo). Em 2024, a Expoflora estará mais surp